QUEM SOMOS

____________Pastoral Juvenil

O termo “Pastoral Juvenil” não denomina uma nova pastoral, mas sim a “a organização da ação da Igreja presente em cada uma das expressões juvenis ou na articulação entre elas, que garante a Evangelização da Juventude.

Até o ano de 2007, toda a ação oficial da Igreja do Brasil, em vista da juventude, era conhecida com o nome de Pastoral da Juventude e acontecia através das “Pastorais da Juventude” (PJ, PJE, PJR e PJMP), pois essas eram as únicas organizações juvenis articuladas em todo o território nacional.

Com o advento de novas experiências de evangelização da juventude e a publicação do Documento n. 85 da CNBB: Evangelização da Juventude, surgiu o Setor Diocesano da Juventude, um espaço de diálogo que reúne as quatro expressões que trabalham com a juventude: as Pastorais, os Movimentos, as Congregações e as Novas Comunidades.

Em 2013 a CNBB publicou o Caderno de Estudos 103: Pastoral Juvenil no Brasil, oficializando a nova terminologia considerando a pretenção de envolver mais intensamente todas as expressões juvenis na caminhada latino-americana.

Na prática, os termos em espanhol "Pastoral Juvenil" e "Pastoral de Juventud" nos documentos latino-americanos, que antes eram traduzidos para o português como "Pastoral da Juventude", desde então passaram a ser traduzidos para a nossa língua como "Pastoral Juvenil".

Seguindo essas orientações, à pedido de dom Anuar Battisti, em novembro de 2014 foi retomado o processo de reorganização da juventude em nível arquidiocesano. Após reuniões e estudos com os jovens e sob assessoria do padre Eduardo Batista da Silva, constitui-se o modelo atual que conta com uma coordenação composta pelo bispo diocesano, pelo assessor eclesiástico, por uma coordenação colegiada com quatro jovens, sendo um de cada expressão, e o Setor Diocesano da Juventude:

a) Bispo e assessor eclesiástico acompanham e orientam os trabalhos.

b) A coordenação colegiada é uma instância de serviço que executa as ações planejadas com os coordenadores dos carismas de cada expressão.

c) O Setor Diocesano da Juventude é a reunião com os coordenadores arquidiocesanos dos carismas, é o espaço de diálogo, avaliação e planejamento da ação evangelizadora da juventude.

CARISMA, neste contexto, define o nome dado às experiências de cada expressão juvenil. Pastoral da Juventude, Pós-Crisma e Pastoral Vocacional, por exemplo, são carismas da expressão Pastorais, assim como Vicentinos e Cursilho, por exemplo, são carismas da expressão Movimentos.

CONTATOS
Fan page: facebook.com/jovensarquimaringa
Blog: jovensarquimaringa.blogspot.com.br
E-mail: jovensarquimaringa@gmail.com

Coordenação colegiada
Representação das Pastorais
Gelinton Batista: 44 9904-3445 - gelinton@gmail.com

Representação dos Movimentos
Daniel Lima: 44 8837-5421 - danielfljr@gmail.com

Representação das Congregações
Ir. Marilza Barrios: 44 9177-4223 - marilza_barrios@yahoo.com.br

Representação das Novas Comunidades
Kamilla Vargas: 44 9999-0221 - ka-milla2@hotmail.com


____________Setor Diocesano da Juventude
O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 Evangelização da Juventude, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

Fazem parte do setor as experiências de evangelização juvenil existentes: Pastoral da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, em parceria com o Setor Universidades da CNBB e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.

Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exige tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal e pastoral. Há um bispo e um assessor responsáveis pelo setor que, contando com a colaboração de uma equipe colegiada de assessores, respondem pela evangelização da juventude.